A Consequência do Pecado

Quando alguém acostuma com o pecado, torna se escravo dele, e muitas vezes, cometem as maiores loucuras e nem se dão conta que estão pecando.

O pecado sega as pessoas, e não as deixam ver as suas falhas, pra ele tudo é normal, tudo é festa.

Ele só vai dar conta de seus erros pecaminosos, quando começarem surgir conseqüências, causadas pelos seus atos reprováveis.

Ou então depois que alguém lhe abrir os olhos e mostrar o quanto está sendo ridículo, e fazer com que ele pare e pense em seus atos.

Isto pouco valerá se a causa de qualquer mudança não for por motivo muito especial, que seria uma transformação de Espírito, que só se consegue através do perdão de Deus.

Mas que para isto envolve um fator muito importante, que é o do arrependimento, mas como poderá alguém arrepender-se de qualquer coisa sem que haja a manifestação direta do Espírito Santo de Deus?

Isto é humanamente impossível, pois para haver perdão em primeiro lugar, terá que se humilhar e pedir perdão, e é aí que entra a pregação do evangelho.

Pois ele precisa ouvir e arrepender se de seus pecados e aceitar o plano de Deus para sua salvação.

Crendo em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e aprender que ele morreu na cruz para remissão de nossos pecados.

Caso aconteça à transformação, os seus pecados são lavados, e ele passa a se sentir mais leve e aliviado.

Para comparar o peso do pecado, retratamos o versículo cinco do cap.1 de Jonas, o peso da desobediência e do pecado de Jonas era tão grande que mesmo depois que jogaram fora toda a mercadoria e tudo aquilo que poderia servir de peso no navio.

Mesmo assim o navio continuava sujeito a partir-se ao meio em vista do grande temporal, no momento em que se livraram de Jonas, tudo voltou à calmaria.

Afinal tudo o que estava no navio não era tão pesado quanto o pecado e a desobediência de Jonas.

Ele foi mandado por Deus a pregar para os ninivitas, em vista de suas rebeldias e suas maldade, porem Jonas sabia o que lhe reservara para ele ali naquela cidade.

E ademais os ninivitas eram povos maus e torturavam a qualquer um que fossem julgados diferentes as suas leis e o que achavam que era certo ou errado.

A maldade daquele povo era tão grande que Deus interfere em favor dos mais humildes e mais fracos, e manda Jonas ir pregar e profetizar contra eles.

Quando Jonas recebe de Deus a ordem de ir pregar, simplesmente não deu satisfação nenhuma e toma um navio em sentido oposto ao que Deus lhe ordenara.

Ele teria de ir para Ninive e tomou rumo para Tarsis, dentro do navio ele não queria conversar com ninguém e logo desceu, para o compartimento inferior do navio.

Queria ficar sozinho e solto em seus pensamentos e acabou por dormir, sem se preocupar com nada, e dormia despreocupadamente enquanto os marinheiros estavam em apuros.

Imaginamos, que por um momento Jonas achou que estava escondendo da face de Deus, como se isto fosse possível, qual foi a sua surpresa quando Deus mandou um grande temporal.

Colocando todos em apuros, outro fato que nos chama a atenção é a irresponsabilidade de Jonas, pois ele sabia que muita gente ali naquele barco iria pagar pelos seus erros.

Ele tinha a certeza que Deus não iria deixar que ficasse impune a sua rebeldia, mesmo assim opina em desobedecer, só que não sabia a dimensão e nem como seria repreendido…

Jonas tinha a certeza que Deus não ia deixar que ficasse impune a sua rebeldia, mesmo assim opina em desobedecer, só que não sabia a dimensão e nem como seria repreendido.

O navio estava para se quebrar ao meio, e os marinheiros clamavam cada um para o seu deus em que acreditavam, e jogaram fora tudo quanto podia na tentativa de fazer o navio ficar mais leve, e com isto, ficava mais perigoso.

Pois, mais leve, também ficava mais fácil para ser jogado pelas águas, depois de terem se livrado de todo peso.

Lembraram de Jonas que estava no porão do navio que dormia despreocupadamente, indignado com sua frieza e a sua indiferença ao que estava acontecendo, foram ter com ele.

E o mestre do navio acorda o, e pergunta com certa ironia, que tens dormente?

Pois mediante a tudo quanto o acontecia permanecia ignorando sem se importar com ninguém, então o chefe do navio manda que ele invocasse o nome de seu Deus.

Que talvez assim ele se lembre de nós e não pereçamos, e tiveram a idéia de lançar sorte, para saber por que causa veio aquele grande mal sobre eles.

Fizeram o sorteio e a sorte caiu exatamente em cima de Jonas, e Jonas foi obrigado a confessar tudo o que estava acontecendo.

Depois de um minucioso interrogatório, queriam saber toda a origem de Jonas e porque estava acontecendo tudo aquilo, e disseram.

Declara-no tu agora, porque razão nos veio este mal que ocupação é a tua? E donde vens? Qual a sua terra, e de que povo és tu?

Jonas um tanto desconcertado, sem saber o que responder, se humilha e disse.

Eu sou Hebreu e temo ao Senhor Deus, do céu que fez o mar e a terra seca.

Na medida em que Jonas contava tudo o que se passara com ele, os marinheiros apavoravam cada vez mais, e repreende à Jonas pela sua irresponsabilidade, porque fizeste tu isto?

À recriminação daqueles marinheiros tinha todos os motivos, pois apesar de não conhecer aquele Deus que Jonas falara, eles tinham total respeito por Ele e o temiam.

Tinham certeza que ele estava fugindo da presença do Senhor, e agora em vista de seu relato, estavam sem saber o que fazer com ele, e pergunta, que te faremos nós, para que o mar se acalme?

Porque o mar se eleva e engrossa cada vez mais; Jonas por muitas vezes pedia a morte, e Deus sempre o poupava, pois tinha dado um compromisso a ele que teria de ser cumprido a qualquer custo.

Mais uma vez Jonas tenta enganar a Deus tentando se matar para se ver livre daquele compromisso, só que não imaginava que Deus teria preparado um grande peixe, para apanhá-lo.

Então ele disse, levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquetará, porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta tempestade.

Na tentativa de conseguirem vencer a tempestade os marinheiros remavam num esforço sub-humano.

Colaboração de Eni José de Oliveira

http://enijoliveira.multiply.com

About these ads

Sobre Freitinha

"Homem Evangélico, dedicado a Palavra de Deus"
Esse post foi publicado em Mais Mensagens e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para A Consequência do Pecado

  1. jean clay disse:

    Deus tem misericordia de mim ,pecador!!!

  2. Carol disse:

    Existiu a morte

  3. vagner lopes disse:

    como convertidos e salvos pelo sangue do cordeiro, temos que sermos constantes na oração e vigiando a todo tempo, pois a palavra dis que: satanas vive ao nosso deredor tentando nos tragar. Temos que sermos responsaveis, e propagar o evangelio de jesus cristo, a paz para todos, amem! Vagner da iqreja batista do setor universitario, Goiânia.go

  4. alexandre de paula disse:

    deus esta pronto para perdoa mas nos precisamos tomar atitude porque o inimigo esta ai para matar roubar e destruir mas cristo veio para dar vida e vida com abundancia

  5. ANA CAROLINA disse:

    SE Ñ TIVERMO CUIDADO PERCEMOS,PQ O PECADO ELE CEGA AO PONTO Q VC PERDE TOTLAMENTE A VISÃO DO ALVO Q É CRISTO Ñ BRINQUE COM O PECADO.PQ O SALARIO DO PECADO É A MORTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s